domingo, junho 28, 2009

Dow a andar para o lado


Factos mais salientes que se podem observar desde a análise anterior ao Dow:

1. Formou-se um topo num trading range muito apertado

2. O preço voltou depois para o trading range anterior, mais alargado

3. A volatilidade desceu bastante e não há motivos muito fortes para acreditar que o mercado vai cair

4. A Linha de Tendência de curto prazo, assinalada no gráfico, foi violada mas podem desenhar-se várias outras para todos os gostos, em que isso não acontece.

5. A curto/médio prazo, o movimento de preços continua a ser balizado pelas EMA200/EMA50 e pelo trading range alargado que pode vir ainda a aumentar de largura sem com isso se conseguir uma tendência definida.

Chart courtesy of http://stockcharts.com

sábado, junho 06, 2009

Mercados a Lateralizar


Os principais indicadores técnicos continuam favoráveis e não existem ainda sinais de venda. Mas o aumento do sentimento bullish não está a ter contrapartida em acréscimos substanciais dos preços nas últimas semanas.

click chart to enlarge
Chart courtesy of
http://stockcharts.com

De qualquer modo, temos de ver com atenção o actual padrão técnico do Dow (comum ao dos restantes grandes índices), que mostra a quebra clara em alta do trading range delimitado pelas duas linhas horizontais. Ficaria ainda por saber se estamos num falso break. Normalmente se nos dias subsequentes a cotação:

1) Não ultrapassar em alta os 37,5% da altura do trading range (linha verde) e inverter – normalmente com força, de volta ao trading range referido - então terá existido um falso break.

2) Ultrapassar aquela marca com os preços a manterem-se acima da linha superior do range, que passa a ser suporte então o breakout é real e, sem prejuízo de vir testar esse mesmo suporte, pode servir para catapultar as cotações mais para cima.

Dado o tempo decorrido desde o break e tendo fechado ontem acima da linha verde, acredito que estaremos na 2ª hipótese e que se dará, no mínimo, uma lateralização de preços nos próximos tempos.

Powered By Blogger