domingo, setembro 20, 2009

Como vai a crise

Os mercados têm sempre razão e normalmente espelham as perspectivas sobre a economia com uma antecedência de 6 a 9 meses.

No entanto, esses mesmos mercados podem mudar de opinião rapidamente. Com efeito, é isso mesmo que acontece na vida real com os ciclos de alta e de baixa, as correcções, inversões, etc.

Deste modo, é de grande importância termos uma opinião própria sobre a economia real, percebendo assim melhor o possível andamento futuro dos mercados de capitais.

É para nos ajudar nessa tarefa que vou transcrevendo as opiniões de grandes especialistas a nível mundial:

Paul Krugman (15/09/1009) - "Mesmo que o PIB comece agora a aumentar, nada evidencia que o gap causado pela recessão (cerca de 8% do PIB dos EUA) não continue a aumentar, o que é uma tragédia continuada (que só deixará de acontecer quando a taxa de crescimento futuro for maior do que a anterior à crise).

E isto se acreditarmos que não iremos derrapar de novo, para uma situção conhecida como recessão em W (double dip recession)
".

Paul Krugman dizia isto num contexto em que defendia para o futuro próximo a concretização de novo pacote de estímulos à economia americana, medida que como se sabe tem sido objecto de grande controvérsia.

1 comentário:

Pedro Miranda disse...

é esse mesmo o dilema ;)

abraço !

Powered By Blogger