quinta-feira, janeiro 31, 2008

Alteração da tendência do mercado?


Os mercados estão numa fase extremamente difícil. Muita gente, com alguma razão, aproveita uma altura como esta para ficar de fora. Com efeito, não só a tendência principal está a ser posta em causa como a volatilidade é muito grande, com o mercado extremamente sensível e parecendo ter reacções irracionais.

É evidente que quem acompanha e negoceia o SPX deve estar preparado para esta situação, aceitando que se está a viver um período complicado que implica uma atenção especial. É fundamental não cair no erro, que muitas vezes cometemos, de querermos ver a “nossa lógica” transposta para o movimento de preços. Não nos podemos esquecer que a lógica do mercado é a única que conta.

Estamos possivelmente já bem dentro do Bear Markert, desde Outubro do ano passado, ou será isto tudo somente uma grande correcção? Na minha opinião, existem muitos sinais a indicar que a primeira hipótese será a verdadeira, ainda para mais com aqueles dois cortes de juros de 1,25% em oito dias que dão uma ideia de problemas muito graves na economia e nos mercados financeiros. Se esses cortes na taxa de juro, e outros que se seguirem, tiverem algum êxito, os seus reflexos positivos só se sentirão num período que normalmente medeia entre 6 meses a um ano.

No final do dia de hoje, apresentarei um update da situação do SPX.
Powered By Blogger